DEMOCRATIZAÇÃO DO VAZIO
Belo Horizonte, MG - 2019 - concurso
A Palafita Gigante I,alvo da intervenção, foi escolhida devido sua relação de proximidade com a rua somado a um passeio de proporções generosas com um vasto gramado, permitindo expandir a proposta além dos limites da edificação. Proporcionando uma relação dinâmica entre a edificação e o pedestre estimulando a convivência e o lazer.
O grupo de atividades proposta (espaço para esportes radicais, passeios e mirantes) foi elaborado considerando as especifidades do entorno, evitando usos que gerassem transtorno para comunidade. Estes equipamentos tem o objetivo de estimular a exploração do espaço de maneira divertida e não convencional. Permitindo uma nova experiência, um novo ângulo, uma nova descoberta a cada visita.
Considerando a efemeridade do evento e a limitação dos recursos disponíveis, a estratégia construtiva adotada consistiu em trabalhar com a locação de equipamentos (andaimes, esportes radicais e iluminação) para reduzir custos, agilizar a desmontagem e evitar problemas com a ociosidade desses equipamentos após o evento. Dentre os elementos permanentes, vale destacar as mudas de grama e o mural, gentilezas urbanas que ficarão como legado para o condomínio.
Autor: Bruno Cipriano